sexta-feira, 29 de abril de 2011

Resumos

Livro: Turismo Sustentável e Meio Ambiente
Autor: Reinaldo Dias
Editora Atlas S.A. - 2003

Disciplina: Fundamentos de Ecologia
Professor: Marcos Vieira


Capitulo I

Relação Turismo e Natureza

Com base no que foi lido pude perceber que o turismo é uma atividade considerada recente e tem uma previsão de crescimento acima das demais atividades econômicas.
Existem quatro elementos que definem atividade turística: “demanda, oferta, espaço geográfico e operadores de mercado”.
Todo tipo de atividade acaba causando danos à natureza, com o turismo não foi diferente, principalmente no inicio quando não se tinha uma percepção que determinadas praticas poderiam levar a escassez dos recursos naturais. Por se tratar de um fenômeno de massa logo foi percebido que se não fosse tomada nenhuma iniciativa os impactos naturais seriam irreversíveis chegando a causar até o desaparecimento da humanidade. E ao longo das décadas foi se buscando formas de desenvolver essa atividade de forma mais sustentável.

Capitulo II

Tomada de Consciência dos Problemas Ambientais.

Nesse capitulo é relata a consciência dos problemas ambientais, que durante um tempo foram abordados de forma superficial até que Rachel Carson publicou o livro Primavera Silenciosa causando grande repercussão. A partir de então passaram a ter uma maior consciência ambiental e a realizarem vários encontros para discussão sobre o meio ambiente como a Conferência de Estocolmo em 1972, a CNUMAD em 1992 mais conhecida como a Rio-92, entre outros, o que resultou em vários documentos como a Agenda 21 e na criação de vários órgãos como o Fundo Mundial para a Vida Selvagem WWF, reforçando assim a necessidade do desenvolvimento do turismo sustentável.


Capitulo III

Turismo Sustentável

O terceiro capítulo aborda a importância do turismo sustentável. Com o crescimento acelerado do turismo foi necessário analisar os impactos causados em todo o segmento turístico. Durante esse processo foram adotados vários princípios para um melhor desenvolvimento da atividade, buscando a conscientização de todos. Como exemplo a Agenda 21 para a Indústria de Viagens e Turismo publicada pela OMT em 1994 que propõe ações prioritárias para os setores publico e privado. Outro documento importante é a Carta de Turismo Sustentável de Lanzarote formulada em 1995.
Para que o turismo seja realizado de forma sustentável é necessário planejamento, que deve incluir aspectos econômicos, sociais, ambientais, culturais e política.
Desse modo podemos afirmar que o turismo sustentável e o planejamento são fundamentais para a atividade e para o próprio turista.

Capitulo IV

Impactos Ambientais do Turismo

Nesse capítulo são abordados os impactos ambientais do turista, mostrando que existem muitos aspectos negativos para o meio ambiente, por exemplo, “num incorreto manejo dos resíduos gerados pela atividade”. Por outro lado “Experiências demonstram que o turismo, quando integrado a um processo de planejamento desde seu inicio, pode produzir efeitos positivos no trato com o meio ambiente.
A capacidade de carga de um local turístico também é um item muito importante, pois influi bastante nas alterações do meio físico, como na comodidade dos visitantes.  Uma de suas definições: “é o número de turistas que podem ser acomodados e atendidos em uma destinação turística sem provocar alterações significativas no meio físico e social e na expectativa dos visitantes”.

Capilulo V

Ecoturismo

Esse capitulo nos fala do desenvolvimento da atividade eco turística. “O ecoturismo não é somente uma viagem orientada para a natureza, mas também constitui nova concepção da atividade, tanto pratica social como econômica”.  Podemos definir como ecoturismo a atividade turística que associa preservação dos recursos naturais, respeita a capacidade de carga e melhora as condições da população local. Mas devemos ter cuidado ao definir ecoturismo para não confundir com turismo sustentável e turismo de natureza.
A primeira iniciativa para ordenar o turismo no Brasil foi em 1987 com a criação da Comissão Técnica Nacional. A partir de então foram estudadas estratégias para o desenvolvimento da atividade no país.

Capitulo VI

Áreas Naturais Protegidas


O Brasil por possuir grande extensão territorial apresenta vários ecossistemas com enorme potencial ecoturístico, que podem ser muito mais rentáveis se conservados. “As Áreas Naturais Protegidas em todo o mundo vêm recebendo um fluxo cada vez maior de turista, e a tendência é o aumento dessa procura”. Mas infelizmente como toda atividade, o turismo nessas áreas causa impactos que podem ser divididos em físicos como a poluição do ar e da água, erosão física do solo entre outros, e ecológicos que são causados a vida selvagem e a vegetação.
Dessa forma podemos destacar que para o desenvolvimento do turismo nessas áreas é de grande importância a mudança dos seres humanos envolvidos, todos devem estar convencidos que o meio ambiente deve ser protegido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário