sexta-feira, 1 de abril de 2011

História do Turismo Sustentável



1987 - Importante é identificar que o ecoturismo se insere no contexto maior do "turismo sustentável", uma idéia propagada a partir do conceito de " desenvolvimento sustentável" advindo do Relatório Brundtland de 1987.
1995 - Em abril de 1995, por iniciativa da ONU, realiza-se a Primeira Conferência sobre Turismo Sustentável, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Foi co-patrocinada pelo Programa Ambiental dessa mesma organização, e pelo Programa sobre o Homem ea Biosfera da UNESCO e pela OMT.
1998 - Assim, em 1998, os serviços responsáveis da Comissão deram início a um processo de identificação de melhores práticas e métodos de atingir um turismo sustentável, que possa ser promovido em benefício do turismo europeu.
2002 - Em junho de 2002, o Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável passou a disponibilizar informações sobre o processo de certificação turística lançando o site www.turismosustentável.org.br, evidenciando a existência de demanda por certificação turística aqui no Brasil
2003 - Ressaltasse que em maio de 2003, foi realizado pela Comunidade de Canto Verde, o NETTUR/UECE, Terramar eo CEFET, o “I Seminário Internacional de Turismo Sustentável”. Evento com repercussão internacional e nacional, antecedido por uma “Oficina de Turismo Rural” e pela “Oficina Latino-Americana de Turismo Sustentável
2004 - Em novembro de 2004, o país assumiu compromisso com o programa Turismo Sustentável e Infância, durante o 1º Fórum Mundial de Turismo para a Paz eo Desenvolvimento Sustentável.
2005 - De igual modo, em 8 de Setembro de 2005 o Parlamento Europeu aprovou uma resolução sobre as novas perspectivas e os novos desafios para um turismo europeu sustentável.
2008 - Entre os dias 12 e 15 de maio de 2008 foi realizada em Fortaleza o II Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITS)
2011 - Ao longo de 2011, está previsto o início do projeto em parceria com o Mtur de Fortalecimento do Turismo Sustentável, que tem como principal objetivo inserir no mercado as iniciativas locais e regionais de turismo sustentável, estimulando agentes e operadores a venda destes produtos e serviços relacionados ao turismo de base comunitária.

Fonte:  Google 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário