quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fortaleza vai ganhar inventário turístico


O levantamento é um censo que visitará, nas setes Regionais, toda a oferta turística real e potencial de Fortaleza
Em breve, Fortaleza terá um inventário que mapeará todas as atrações, equipamentos e serviços turísticos na Cidade. Pela primeira vez, a Secretaria de Turismo do Município (Setfor) prepara um documento que deverá servir como ferramenta para o planejamento e orientação das ações de todo o trade.

Segundo a coordenadora de planejamento e informação da Setfor, Thatiana Braga, a expectativa é de que a partir dessa organização os negócios turísticos na cidade tenham um incremento significativo.

"Nós não podemos mensurar o quanto ainda, só depois que as informações estiverem prontas, mas, com certeza, o documento será de grande importância tanto para a iniciativa privada, quanto para a pública, como a produção de material promocional, por exemplo", explica.

O levantamento é uma espécie de censo que, de acordo com a Setfor, visitará, sem exceção, nas setes Regionais, toda a oferta turística real e potencial de Fortaleza. A promessa é de que até o primeiro trimestre de 2012, o Inventário da Oferta Turística de Fortaleza esteja disponível para consulta pública e já possa contribuir com o setor.

Segunda etapa
Hoje, começa a segunda etapa do processo de mapeamento, quando 26 pesquisadores irão a campo, durante sete meses. O primeiro bairro a ser visitado será o Centro, na Casa do Turista da Praça do Ferreira.

O processo é baseado em uma metodologia do Ministério do Turismo e, inclusive, o sistema de armazenamento de informações é vinculado ao órgão. A validação dos dados será feita tanto pela Setfor, quanto pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Instância de Governança Regional. Ao todo, foram investidos R$ 590 mil na elaboração desse inventário.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Régis Medeiros, o Inventário da Oferta Turística de Fortaleza já era um anseio antigo do segmento para obter mais condições de planejamento de suas ações. "É muito bem-vindo, porque nós precisamos nos conhecer, saber quem e quantos somos, além de onde estamos, para podermos nos vender melhor", diz Medeiros.

Grandes equipamentos devem entrar nesse mapeamento, mesmo sem estarem prontos, como é o caso do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Ontem, foi divulgado que as obras físicas devem ser concluídas até 31 de dezembro, mas o empreendimento, que promete movimentar o turismo em todo o Estado, só funcionará com sua capacidade total no segundo semestre de 2012.

Recursos590 mil reais é o investimento total da Setfor para a elaboração do Inventário da Oferta Turística de Fortaleza

ANA CAROLINA QUINTELA 
REPÓRTER
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário